Assis lana campanha da ?Coleta Seletiva? nessa quinta

Sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1030 vezes


Ouvir matéria

Assis lança campanha da “Coleta Seletiva” nessa quinta

Da Assessoria

A Prefeitura de Assis Chateaubriand, juntamente com a secretaria de Serviços Urbanos e Obras Públicas e de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a ACAMAR e com a Associação Comercial e Industrial (ACIAC), realizou na manhã desta quinta-feira (07), o lançamento da campanha da “Coleta Seletiva”, em um café da manhã na sede da ACIAC. O evento contou com a participação da Chefe Regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), unidade de Toledo, Maria Glória Pozzombon; do vice prefeito e secretário de Agricultura, João Aparecido Pegoraro; da primeira dama do município e secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto; do secretário de Serviços Urbanos e Obras Públicas, Juan Carlos Alves; da presidente da ACIAC, Sueli Barbieri; dos vereadores, Madalena Rech, Vera Pestana, Renato Sala, Cesinha Lulu, Francisco do Nascimento, Osmar Rinki e Luiz Quemel, do Administrador Geral e Finanças, João José Guedes; da secretária de Governo, Marlene Coletto; secretária de Educação, Marineide Diotto; secretário de Esportes, Celso Pommerening; diretores das escolas municipais; membros da diretoria da ACIAC, representantes da ACAMAR e do setor de endemias da secretaria de Saúde, além de profissionais da imprensa.

A campanha visa distribuir a cada residência chateaubriandense um saco de ráfia. “Montamos um calendário para a coleta de lixo recicláveis, onde cada família receberá um saco de ráfia e deverá depositar todo o seu lixo consumido, lixo inorgânico dentro desse recipiente. A intenção é que quando as famílias estiverem com as embalagens em grande quantidade, com as embalagens cheias, as mesmas, seguindo o cronograma de recolha estabelecido pela prefeitura, possam então depositar esse saco de ráfia do lado de fora de suas residências, para que o caminhão possa passar e fazer a recolha. Importante destacar ainda que antes do descarte é imprescindível que as pessoas lavem com água e sabão os recipientes, a fim de evitar a atração e a infestação por formigas, baratas, moscas e ratos”, destacou o secretário de Serviços Urbanos e Obras Públicas,  Juan Carlos Alves, durante seu pronunciamento. Segundo o secretário, há oito meses um grupo formado por 20 pessoas está trabalhando quinzenalmente para a realização dessa campanha. “Hoje é o lançamento, mas já realizamos visitas ao aterro, reuniões com os membros da ACAMAR, enfim, o projeto é bem mais amplo e já estamos trabalhando, em parceria com o IAP e o próprio Ministério Público (MP) há um bom tempo. O que queremos é conscientizar a população ao descarte correto do lixo e ainda fazer com que em um curto espaço de tempo as pessoas também consumam menos lixo e assim realizar sua separação adequadamente”, enfatizou.

Para a presidente da ACIAC, Sueli Barbieri, os grupos de reuniões foram importantes para a organização dessa campanha. “Muitas pessoas trabalharam arduamente para que nós conseguíssemos realizar esse lançamento. A campanha é muito ampla e pretende um curto espaço de tempo se tornar um programa, não apenas uma campanha, uma proposta para ser trabalhada na cidade como um todo”.

O secretário de Agricultura e vice prefeito de Assis Chateaubriand, João Aparecido Pegoraro, destacou o projeto que há algum tempo já estava sendo realizado. “Muito tempo atrás foi iniciado, mas no decorrer do tempo foi se esquecendo desse projeto que é importante e grandioso para o nosso município. Tanto se fala em manter a cidade limpa, mas as pessoas esquecem que o papel de manter a cidade limpa é de cada morador do município. Por isso a distribuição desses sacos de ráfia e desse intenso trabalho de conscientização junto à população, através da importante parceria com a Associação Comercial, Associação dos Agentes Ambientais e com a divulgação intensa da imprensa”.

A primeira dama e secretaria de Assistência Social, Franciane Micheletto, “o saco de ráfia vem ser uma ferramenta para os moradores, onde a partir de agora eles possam estar usando esse saco para disponibilizar o lixo consumido em casa. O lixo é um problema não só de Assis, mas de todo o país. A Assistência Social foi uma grande parceira nessa campanha, onde trabalhou diretamente com os membros da ACAMAR”.

O município e a Associação Comercial contam com o apoio das empresas Siloti, C.Vale, M.A Máquinas, Sicoob, Agropar e I.Riedi que custearam a confecção desses sacos de ráfia.

 

Lei 12.610

De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Assis está no caminho certo. “O IAP trabalha de acordo com o que lei 12.610 pede, onde os municípios precisam fazer a gestão dos resíduos. A lei é bem rigorosa, ela coloca que todos os municípios até agosto de 2014 precisam realizar a coleta seletiva, não só dos materiais recicláveis, mas da matéria orgânica. A campanha em si é fundamental, porque ela traz a logística dessa coleta, além da conscientização aos cidadãos”. Ainda segundo a chefe regional, o município de Assis sai na frente. “Assis está de parabéns, o número de parcerias que o município conseguiu é bem considerável, eu acredito e creio no sucesso dessa campanha”, enfatizou a Chefe do IAP regional, Maria Glória Pozzobon

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //