Assis Chateaubriand

Prefeito Marcel recepciona mdicos cubanos

Quinta-feira, 17 de abril de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 958 vezes

Município é contemplado com quatro médicos através do programa “Mais Médicos”


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

O prefeito Marcel Micheletto, de Assis Chateaubriand, recepcionou na tarde desta quarta-feira (16) quatro médicos cubanos que estarão atendendo em Assis Chateaubriand através do programa do governo federal “Mais Médicos”. O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Em Assis Chateaubriand, os médicos Maria Magdalena Oliva Garcia, Mayelin Boza Cano, Roberto Holder Orta e Adriana Gricel Prieto Grave de Peralta permanecerão em Assis Chateaubriand por três anos.

Durante a recepção, participaram do evento o prefeito Marcel Micheletto, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto, o secretário de Saúde, Marcos Linartevis, os vereadores Aguinaldo Romanini, Madalena Rech, Francisco do Nascimento, Donizete Borges, Joaquim Cardoso, Luiz Quemel e César Lulu, o vice presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdomiro do Prado, representando a Associação Médica, o Dr. Celso Violin, além de diretores e secretários municipais.

Em sua fala, o médico cubano Dr. Roberto Holder Orta, agradeceu a hospitalidade dos chateaubriandenses. “Assis é uma cidade muito bela, muito iluminada, um povo sensível, sincero, tranqüilo”.

Para o secretário de Saúde de Assis, Marcos Linartevis, a saúde de Assis passa por um momento muito delicado. “Tínhamos o pedido e a garantia de um médico cubano. Para nossa alegria são quatro que estarão à disposição do município chateaubriandense, onde segundo o Programa, esses médicos atenderão como clínicos gerais, dentro do programa de atenção a saúde primária”. Ainda segundo Marcos, é uma satisfação para o município poder contar com esses profissionais. “De um modo geral, a informação que temos é que todos têm uma formação muito profissional e dentro do programa Saúde da Família devem nos auxiliar muito. O município de Assis conta hoje com uma equipe da Saúde da Família completa, com a chegada desses novos médicos e com a contratação de mais dois médicos brasileiros que o município está fazendo, serão mais sete equipes formadas e aptas a atender as famílias nas casas, sem precisar que os mesmos se desloquem ao Posto de Saúde”. De acordo com Marcos, essa semana os médicos estão conhecendo a estrutura do município e a partir da próxima terça-feira (22), após o feriado devem iniciar os atendimentos.

 

Satisfação

Para o prefeito Marcel Micheletto é uma satisfação para o município contar com esses profissionais. “Nossa administração está fazendo uma gestão com olhar para o próximo e com a vida desses médicos cubanos mais uma vez reforçamos o nosso compromisso em atender da melhor forma possível aqueles que mais precisam da saúde pública em Assis Chateaubriand. Quero agradecer aos médicos pela disponibilidade de estar vindo para Assis trabalhar e morar. Para nós é motivo de alegria e de satisfação, saber que escolheram o nosso município para atuar”. O prefeito destacou ainda que a saúde chateaubriandense pela primeira vez na história está sendo tratada como merece.

 

“Mais médicos”

O Programa “Mais Médicos” está levando mais 3.500 profissionais para ampliar o atendimento em atenção básica em todo o Brasil. O reforço deste grupo garante o cumprimento da meta estabelecida pelo governo federal de enviar 13.235 médicos aos municípios, especialmente aqueles localizados em regiões mais vulneráveis. A atuação desses profissionais impacta na assistência de 45,6 milhões de pessoas.

Desse total, 1.919 médicos estão alocados na região Sudeste, 833 na região Sul, 279 na região Centro-Oeste, 268 na região Nordeste e 245 estão alocados na região Norte. Eles fazem parte do quarto ciclo do Programa e foram aprovados no módulo de avaliação, etapa obrigatória para que recebam o registro profissional provisório e iniciem o atendimento à população.

 

Programa

Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa “Mais Médicos” faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores. Para participar da iniciativa, eles recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes.

Além da ampliação imediata da assistência em atenção básica, o “Mais Médicos” prevê ações estruturantes voltadas à expansão e descentralização da formação médica no Brasil. Até 2018, serão criadas 11,4 mil novas vagas de graduação em Medicina e mais de 12 mil novas vagas de residência médica.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //