Assis Chateaubriand

Saúde realiza palestra em escola sobre DST′s

Terça-feira, 15 de abril de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 463 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

Na última semana a secretaria municipal de Saúde, de Assis Chateaubriand, em parceria com a Escola Teotônio Vilela, realizou uma atividade educativa, com o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis” nos períodos matutino, vespertino e  noturno onde aproximadamente 150 jovens participaram da atividade. O evento, que aconteceu na própria escola, foi ministrado pela Enfª Regiane R. Avello, juntamente com os estagiários do curso de enfermagem Adriana, Sabrina e Kenedy onde abordaram o tema DST’s de forma clara e objetiva, com conceitos, medidas preventivas e tratamentos.

As doenças sexualmente transmissíveis (DST’S), conhecidas por doenças venéreas, são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas).

Os principais agentes patogênicos são os vírus, as bactérias e os fungos. Essas doenças acometem principalmente o público jovem, tanto de países em desenvolvimento como industrializados, conseqüência de vários fatores de relevância familiar e governamental: a promiscuidade (descuido) individual com a saúde e a carência ou mesmo a falta de programas educativos. De modo geral, o uso de preservativo, associado a alguns cuidados, impedem o contágio e disseminação. Contudo se não forem diagnosticadas e tratadas corretamente, além do processo infeccioso, podem levar à infertilidade, gravidez, surgimento de outras doenças oportunistas e até a morte.

A equipe aproveitou a oportunidade ainda e disse de algumas atividades que a secretaria realiza, como teste rápido para HIV e VDRL (sífilis) onde os profissionais enfermeiros  realizam nas Unidades Básicas de Saúde e este procedimento vem facilitar diagnósticos e tratamentos precoce.

 

 

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //