Prefeitura apresenta resultados durante audiência pública

Segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 740 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

O vice prefeito João Aparecido Pegoraro esteve na tarde de quinta-feira (25),na Câmara Municipal de Assis Chateaubriand, representando o prefeito Marcel Micheletto, durante audiência pública relativa ao 2º quadrimestre de 2014. A comissão de finanças, formada pelos vereadores Cesinha Lulu, Vera Pestana e Luiz Quemel, acompanhados pelos demais vereadores, imprensa e comunidade, ouviram atentamente o demonstrativo financeiro. Participaram ainda da audiência a secretária de Assistência Social e da Família, Franciane Micheletto, que na oportunidade representou o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e ainda o secretário de Saúde, Marcos Roberto Linartevis, que por sua vez apresentou o relatório de atividade do SUS.

Segundo o vice prefeito a audiência visa o cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que prevê a apresentação das contas do município, para avaliação das metas fiscais previamente estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias. “O objetivo é proporcionar maior fiscalização e transparência com os gastos municipais”, frisou Pegoraro.

Os números foram detalhados pela controladoria geral da Prefeitura, através do contador do município Antônio Lucas. “Demonstramos perante a Câmara o cumprimento das metas fiscais bem como a sua execução”, afirmou Lucas.

 

Conselho Municipal da Criança

De acordo com a secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto, “viemos apresentar todos os investimentos, do que vem a reger a política dos direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse um ano e meio de administração, já tivemos muitas conquistas. Hoje são mais de 200 crianças envolvidas no novo projeto, que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Veículos, inclusive em todos os distritos e patrimônios já levamos esse serviço. É um trabalho que vem de encontro com a realidade da comunidade. É um trabalho sócio assistencial que vem a somar juntamente com o que a Educação e o Esporte já realizam”. Ainda segundo a secretária, durante esse período de um ano e meio, se somadas às crianças, adolescentes e a terceira idade o município assiste mais de 470 pessoas. “A gente fica muito feliz, com essa conquista, com certeza isso deve aumentar ainda mais”.

 

Relatório de atividade do SUS

Durante sua fala, o secretário de Saúde de Assis, Marcos Linartevis, destacou o valor que o município hoje disponibiliza para a pasta. A lei determina que seja investido 15%, atualmente o município investe 21,74%. “Um dos motivos também que faz com que precisamos investir mais do que diz lei é que passou-se uma carga maior de atendimento aos município. Hoje, além da Atenção Básica, da baixa complexidade, nós muitas vezes estamos tendo que encaminhar pacientes da alta complexidade, exames, enfim, custos que o município está tendo que arcar com isso. O município que está investindo é porque ele está atento com a situação dos munícipes. Se nós tivéssemos cumprido apenas o que determina a lei, os 15% estaríamos dentro da legislação, porém, não conseguiríamos alcançar essa alta complexidade”.

Segundo os dados apresentados, nos meses de maio, junho, julho e agosto, foram realizados 11. 527 exames. Já em relação aos atendimentos odontológicos e procedimentos, nesse mesmo período, foram realizados 11.582 atendimentos. Ainda segundo os dados, no período foram realizadas 1.635 viagens aos municípios de Cascavel, Curitiba, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Toledo e Umuarama, ao qual foram transportados 5.986 pacientes. Já as agentes de endemias realizaram 16.318 visitas domiciliares.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //