Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Última Modificação: 05/02/2025 16:58:21 | Visualizada 11 vezes
Ouvir matéria
Volta às aulas é marcada com anúncio de Investimentos para Educação
Micheletto anuncia novo CMEI para zerar fila de espera
O ano letivo começou nesta quarta-feira (05), para mais de 4.200 crianças matriculadas nas escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) de Assis Chateaubriand. Com o retorno às aulas, os pais já podem retirar os materiais escolares, conforme a organização estabelecida pelas diretoras das unidades. Para aqueles que não conseguiram realizar a retirada no primeiro dia, a entrega continuará ao longo da semana. O ato oficial aconteceu na Escola Nelita Ramos Sabella.
Sob a gestão do prefeito Marcel Micheletto e da vice-prefeita Franciane Micheletto, o ano de 2025 promete ser marcado por importantes avanços na área educacional. Entre as principais iniciativas planejadas está a construção de 16 bibliotecas escolares, que beneficiarão todas as escolas municipais, além da ampliação da Escola Nelita Ramos Sabella, no Jardim Progresso, com a construção de cinco novas salas para atendimento em período integral.
Compromisso com a Educação
Segundo o prefeito Marcel Micheletto, a prioridade da gestão é garantir que todas as crianças tenham acesso à educação em tempo integral. “Para isso, será inaugurado um novo Centro Municipal de Educação Infantil, com capacidade inicial para atender 80 crianças em período integral. Estamos investindo em infraestrutura, profissionais qualificados e novas vagas para atender às necessidades das famílias do nosso município. Queremos que nossas crianças tenham uma formação sólida e um futuro promissor", afirmou Micheletto. O novo CMEI funcionará no prédio onde atualmente está localizada a Secretaria de Educação e Cultura e levará o nome Maria Ferneda, em homenagem à sua contribuição histórica para a educação do município.
Ampliação de Vagas nos CMEIs
Outro destaque da gestão é o compromisso de atender todas as famílias que necessitam de vagas nos CMEIs. Com a abertura do novo CMEI, foram contratados 24 professores e 11 educadores infantis, além de monitores e equipe administrativa. Essa ampliação reforça o compromisso da administração municipal em oferecer uma educação de qualidade e atender à crescente demanda por vagas na educação infantil.
Expansão do Ensino em Período Integral
Duas escolas municipais, Janice Galdino e Edésio Siloti, também passam a oferecer turmas em período integral a partir deste ano. A medida faz parte da meta da administração de ampliar o tempo de permanência dos alunos nas escolas, proporcionando um ambiente educacional mais completo e inclusivo.
Além disso, a Escola Odila de Souza Teixeira está passando por uma reforma que está sendo realizada em duas etapas. Com a conclusão da primeira fase, os alunos serão transferidos para o espaço reformado, permitindo que as melhorias sejam realizadas na outra parte do prédio. Durante esse processo, aproximadamente 50% dos estudantes serão atendidos em um prédio provisório, localizado na antiga sede do Núcleo Regional de Educação, próximo ao Sicredi. A Secretaria de Educação já está comunicando os pais sobre os detalhes dessa transição.
Reconhecimento e Perspectivas
Para a diretora Rosimeire Ciz Lorenzini, é um motivo de orgulho começar o ano letivo na Escola Nelita, especialmente com a novidade anunciada pelo prefeito, que atendeu a uma necessidade do bairro, a criação de uma escola integral. “A ampliação e o olhar atento do prefeito para a entrega dos materiais nos deixa feliz”, declarou.
Gracieli Rodrigues da Silva, mãe de aluno da Escola Nelita destaca que os materiais escolares, para ela, são muito importantes. “A escola Nelita, para mim, eu tenho várias recordações muito boas. Porque eu fui aluna daqui meus irmãos também foram. E hoje, meu filho que está aqui estudando também”, disse.
A secretária de Educação e Cultura, Fátima Sobral, destacou que 2025 será um ano de grandes mudanças e resultados positivos para a educação em Assis Chateaubriand. Recebemos o selo ouro em alfabetização, um reconhecimento pela excelência no ensino de leitura e escrita. Além disso, houve uma significativa melhoria na nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), refletindo os esforços contínuos para elevar a qualidade do ensino.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Osmar Aparecido Rinki, destacou a referência da escola no IDEB. “É um dia especial, onde o município inicia o ano letivo com solenidade na Escola Municipal Nelita Ramos Sabella, na qual é referência, no IDEB chegando a 6,4, um dos melhores índices escolares. E o anúncio do prefeito, futuramente deixar aqui um ensino integral, para que as crianças possam ficar o dia inteiro, e os pais, possam trabalhar e assim o legislativo seja sempre parceiro nessas ações”, frisou.
“A escola tem mostrado excelentes resultados no ensino, graças à equipe técnica e à direção”, com essa declaração a vice-prefeita Franciane Micheletto iniciou seu discurso. Ainda de acordo com Franciane, o anúncio feito pelo prefeito atenderá as necessidades dos pais que trabalham. “Muitos vêm de outros bairros e precisam que seus filhos estejam bem cuidados”, complementou.
De acordo com o prefeito Marcel Micheletto, haverá um investimento pesado na área educacional e ela será a grande referência da sua gestão. “Queremos entregar uma cidade para o futuro, por isso, vamos avançar em todas as escolas, colocando bibliotecas, salas robóticas, ampliando a questão do ensino integral e vamos ampliar os nossos CMEIs, vamos melhorar ainda mais a qualidade de ensino em nosso município”, destacou.
Saúde de Assis Chateaubriand intensifica combate ao Aedes aegypti com ações educativas nas escolas
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.