27 imóveis foram notificados e 2 autuados

Resultados do 6º LIRAa aponta médio risco de infestação por Aedes aegypti em Assis Chateaubriand

Quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Última Modificação: 13/11/2024 16:18:36 | Visualizada 38 vezes


Ouvir matéria

Resultados do 6º LIRAa aponta médio risco de infestação por Aedes aegypti em Assis Chateaubriand

27 imóveis foram notificados e 2 autuados

O município de Assis Chateaubriand divulgou os resultados do 6º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, realizado pela Secretaria de Saúde, indicando um índice de infestação de 2,2%. Esse resultado classifica a cidade como de médio risco para a proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, representando um aumento significativo em relação ao levantamento anterior, que registrou um índice de 0,4%.

Durante o período de 4 a 8 de novembro, os Agentes de Endemias realizaram 1.160 vistorias, resultando em 27 imóveis notificados e 2 autuados. Os locais com maior incidência de autuações foram o Jardim Europa (6) e Jardim América 1 (2), onde também ocorreram as duas autuações. Os dados revelam uma variação no índice de infestação do Aedes aegypti, que oscila entre 1,28% e 13,78% em doze bairros do município, sendo o Jardim Europa o mais afetado.

É importante ressaltar que, segundo o Ministério da Saúde, o ideal para prevenir epidemias é manter o índice de infestação abaixo de 1%. Diante desse cenário, torna-se evidente a necessidade de intensificar as ações de controle e prevenção.

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, ressalta a importância da participação ativa da população na prevenção e controle do Aedes aegypti. A conscientização e a cooperação de todos são essenciais para reduzir os riscos de transmissão das doenças associadas ao mosquito.

Conforme o Secretário da Saúde, Fábio Fantin Camilo, o município reforça seu compromisso em intensificar as ações de combate ao vetor, por meio de estratégias eficazes e campanhas educativas. Além disso, ressalta-se a importância da colaboração da comunidade na eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //