Estratégias multidisciplinares e práticas de cuidados compartilhados nos transtornos mentais

IV Seminário Municipal de Saúde Mental é realizado em Assis Chateaubriand

Sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Última Modificação: 11/10/2024 09:27:53 | Visualizada 114 vezes


Ouvir matéria

IV Seminário Municipal de Saúde Mental é realizado em Assis Chateaubriand

Estratégias multidisciplinares e práticas de cuidados compartilhados nos transtornos mentais

Aconteceu nesta quinta-feira (10), em Assis Chateaubriand, no Centro de Convenções (Auditório Municipal), o IV Seminário Municipal de Saúde Mental, com o tema “estratégias multidisciplinares e práticas de cuidados compartilhados nos transtornos mentais”. O evento teve como objetivo promover o acolhimento e o cuidado a pessoas que enfrentam transtornos mentais ou sofrimento emocional.

A data escolhida para o seminário coincide com o Dia Mundial da Saúde Mental, instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992. Essa iniciativa tem como propósito aumentar o conhecimento público sobre saúde mental e promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

A palestra do seminário foi ministrada pelo médico psiquiatra Christofer Moraes Balen, do MACC do CISCOPAR e Médico da Família. O profissional abordou a temática com os participantes sobre o uso de álcool e outras drogas  que afetam diretamente na saúde mental, tratou também sobre os planos de cuidados, tratamento e os encaminhamentos.

O evento proporcionou um espaço para a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. A iniciativa contribuiu para a conscientização e o combate ao estigma em relação aos transtornos mentais, além de promover a importância do cuidado e acolhimento às pessoas que enfrentam essas condições.

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, enfatizou a relevância do seminário para a promoção da saúde mental no município. Ele ressaltou a importância de iniciativas como essa para sensibilizar a população e os profissionais de saúde sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

Além disso, a Coordenadora da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), Silvia Ivone de Paula Veiga, destacou a importância da integração de diferentes profissionais e práticas no cuidado com os transtornos mentais. Ela ressaltou que estratégias multidisciplinares são fundamentais para garantir um atendimento integral e humanizado às pessoas que enfrentam essas condições.

A Coordenadora de Atenção Primária, Adriani Cardoso, também ressaltou a importância do evento, destacando a necessidade de promover ações que visem o acolhimento e cuidado das pessoas com transtornos mentais.

O evento contou com a presença da Coordenadora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Lirian Aparecida Ferreira Feliciano, reforçando o engajamento das instituições de saúde mental no município.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //