Ações serão realizadas durante o mês de maio

Campanha "Maio Laranja" de Prevenção e Enfrentamento a violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Última Modificação: 06/05/2024 15:43:03 | Visualizada 155 vezes


Ouvir matéria

Campanha “Maio Laranja” de Prevenção e Enfrentamento a violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Ações serão realizadas durante o mês de maio

No sábado, dia 4, a Praça dos Pioneiros (Chafariz) foi palco da abertura oficial da Campanha “ Maio Laranja”, de Prevenção e  Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Este evento marca o início de uma importante iniciativa para conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse problema e mobilizar esforços para combatê-lo.

O triste episódio que marcou a história do Brasil em 1973, com o brutal crime contra Araceli Cabrera Sanches, serve como um símbolo da violência cometida contra crianças. A crueldade sofrida por Araceli, de apenas 8 anos, evidenciou a necessidade de se combater o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, como forma de manter viva a memória de Araceli e reafirmar a responsabilidade da sociedade em proteger seus direitos.

Durante o evento, a Secretaria de Assistência Social e da Mulher, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), montou o "Jardim da Proteção" na praça. Algumas flores pretas foram dispostas para simbolizar as crianças e adolescentes que foram vítimas de violência sexual e atendidas pelo CREAS no ano de 2023.

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, ressaltou a importância de chamar a atenção da sociedade para minimizar esse grave problema. Ele enfatizou que a violência contra crianças e adolescentes não é exclusividade de um local específico, mas sim uma realidade que precisa ser enfrentada em todo o Brasil e no mundo.

A Secretária de Assistência Social e da Mulher, Susana Borella, apresentou dados alarmantes. Em 2023, foram registrados 32 atendimentos, sendo que destas 07 crianças/adolescentes foram abusadas pelos pais ou mãe biológicos e 72% das crianças abusadas foram vítimas dos próprios familiares (irmão, tio, avô, primo). Reforçando a importância de estarmos informados e atentos para prevenir esta forma de violência.

A vereadora Franciane Micheletto reforçou o compromisso da Câmara Municipal em participar ativamente dessa importante batalha contra a violência sexual infanto-juvenil. Ela ressaltou a necessidade de envolvimento de toda a sociedade nesse desafio.

Diante dos dados apresentados, é fundamental que as ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes sejam intensificadas. Durante o mês de maio serão realizadas várias atividades envolvendo crianças e adolescentes da rede municipal e estadual.

Na quinta-feira (9), será realizada uma palestra com o tema “ A arte de Proteger”: Capacitação de Educadores para prevenção e combate ao abuso sexual infantil.

A denúncia desses crimes é crucial para proteger as vítimas e responsabilizar os agressores. A mobilização da sociedade e o engajamento de órgãos governamentais e entidades civis são essenciais para garantir um futuro mais seguro e digno para nossas crianças e adolescentes.

Estiveram presentes a Secretária do Trabalho, Emprego, Turismo, Milene Angeleli, a equipe da Secretaria de Assistência Social e da Mulher, vereadores Ademir Aparecido da Silva, Elizandréia Pardinho da Silva, Francisco do Nascimento e Osmar Aparecido Rinki,  Aureni Pego Presidente do CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes e Fernando Hafemann de Paula, representando a ACIAC- Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //