Violência contra pessoa idosa

CREAS promove rodas de conversas voltadas à conscientização

Terça-feira, 27 de junho de 2023

Última Modificação: 27/06/2023 14:11:10 | Visualizada 97 vezes


Ouvir matéria

CREAS promove rodas de conversas voltadas à conscientização

Violência contra pessoa idosa

Na quinta-feira (22) a Secretaria de Assistência Social e da Mulher, por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social encerrou as ações do junho Violeta, mês de conscientização e prevenção a violência contra a pessoa idosa. Durante o mês de junho, foram realizadas rodas de conversas nos Grupos da Terceira Idade do Centro de Convivência da Terceira Idade e nas UDC – Unidade Descentralizada do CRAS do Jardim Progresso e Distrito do Encantado do Oeste para conscientização dos idosos sobre as formas de violências existentes e seus direitos.

Dia 15 de junho é marcado como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), onde são ofertados serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos que estão em situação de risco pessoal e social ou tiveram seus direitos violados. Os idosos que sofreram ou sofrem algum tipo de violência são atendidos pelo equipamento, com orientação, apoio e acompanhamento, contribuindo para romper com padrões violadores de direitos.

A vereadora licenciada e Secretária de Assistência Social Elizandréia Pardinho destaca a importância deste trabalho de orientação com os idosos, para que possam identificar as situações de violência e requisitar apoio caso necessário. “É importante lembrar que a violência pode assumir diversas formas, desde a violência física até a violência psicológica e financeira. Todos nós temos um papel a desempenhar na prevenção e combate à violência contra as pessoas idosas”, ressaltou.

Denúncias de violência contra pessoas idosas podem ser registradas de forma anônima no Disque 100, disque 181, Ministério Público, Secretaria de Assistência Social e da Mulher ou diretamente no CREAS situado na Avenida dos Pioneiros, 788 – Centro, ou pelos telefones (44)3528-8488 ou (44) 9 9153-6965.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //