Conselheiras de Assistência Social participam de reunião ampliada e descentralizada do CEAS/PR

Quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Última Modificação: 24/11/2022 14:46:05 | Visualizada 42 vezes


Ouvir matéria

Conselheiras de Assistência Social participam de reunião ampliada e descentralizada do CEAS/PR

Nos dias 10 e 11 de novembro aconteceu de forma presencial em Foz do Iguaçu a Reunião Ampliada e Descentralizada do CEAS/PR – Conselho Estadual de Assistência Social. Foram disponibilizadas vagas para um Conselheiro da sociedade civil, um conselheiro Governamental e um secretário executivo. Em ocasião por decisão em reunião do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social de Assis Chateaubriand participaram as Conselheiras Ana Rosa Salvalagio representante Conselheira Governamental e Thais Valéria Fonseca de Oliveira Scane, Conselheira representando a sociedade civil.

 No dia 10/11 aconteceu a palestra “Desafios do Controle Social Planejamento e Organização” com o palestrante Thauan José Pastrello da Silva e a Palestra “O papel dos Conselhos frente a Fiscalização e Monitoramento dos Serviços Socioassistenciais”, com os palestrantes, Jacson H. Gatelli, Renata M. dos Santos, Simone Gomes e Elias S. Oliveira. Seguidas de debate e espaço para o Fórum de usuários do SUAS – Serviço único de Assistência Social com a palestrante Aldenora G. Gonzales.

 No dia 11/11 aconteceu a plenária. “A reunião descentralizada do CEAS/PR possibilitou a reflexão a respeito da importância da participação social nas políticas públicas, principalmente na Assistência Social, por meio dos conselhos. Todavia, para que a participação social seja efetiva é necessário formar, por meio dos serviços, cidadãos conscientes para que exerçam seus direitos e auxiliem no controle e promoção da política. Portanto, capacitar os usuários dos serviços deve ser o foco para a devida representatividade no controle social”, ressaltou a Conselheira Thaís Scane.

“No encontro foi discutida a importância da Participação Social e das instâncias de Controle Social. Bem como, da necessidade de mobilização dos usuários da Assistência Social, através de coletivos de usuários, onde a representação se dá por meio de coletivos caracterizados pelo protagonismo dos mesmos. Foi abordado também a importância dos Conselhos Municipais de Assistência Social, com realização de comissões temáticas, organização de coletivos de usuários e capacitações para os membros. No evento foi discutido as consequências da Pandemia do COVID-19 nas políticas públicas e o acirramento da desigualdade social no Brasil, bem como o aumento da pobreza. Foi um momento ímpar de aprendizagem e discussões para implementação de ações nos conselhos municipais”, relatou a conselheira Ana Rosa Salvalagio.

A secretária de Assistência Social, Izabel Claro salientou a importância da participação dos Conselheiros em momentos importantes como esse e frisou que o município e a Secretaria estão sempre à disposição apoiando com o que for necessário. Cabe ressaltar que as despesas decorrentes desta reunião foram todas custeadas pela Assistência Social.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //