Gripe: Assis inicia 2ª etapa da campanha que atende crônicos e caminhoneiros

Quinta-feira, 16 de abril de 2020

Última Modificação: 16/04/2020 11:31:47 | Visualizada 1289 vezes


Ouvir matéria

Vacinação também contempla militares, detentos, profissionais de transporte coletivo, entre outros

 

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand informa que começou, nesta quinta-feira (16), a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe que passa a atender um novo público. A partir de agora, o alvo são as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais – sendo que todas devem apresentar algum comprovante de tratamento.

 

Também passam a ser contemplados com a imunização caminhoneiros, militares e demais integrantes das forças de segurança e salvamento, profissionais de transporte coletivo, detentos e funcionários do sistema prisional, bem como adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

 

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da sede e do interior, no entanto, o Município explica que o atendimento na Unidade Central Maria Efigênia acontecerá na estrutura do Posto de Saúde Central, enquanto que aqueles que procurarem pelas doses no CIASP, do Jardim Progresso, serão orientados a comparecer na Academia da Saúde, que também fica a poucos metros do local.

 

O diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo, ressalta que, de momento, “o estoque inicial de doses é limitado e tem capacidade para atender 1.500 pessoas, no entanto, novas remessas serão recebidas nos próximos dias, a fim de contemplar todo o público-alvo da campanha”, explica ele.

 

Ao procurar pela vacina, é preciso que o cidadão leve documento pessoal de identificação, como RG, CPF, Cartão SUS ou a carteira vacinal.

 

Ainda de acordo com o diretor de Vigilância, a dose não protege contra o novo coronavírus, mas age contra os subtipos do vírus Influenza e facilita no diagnóstico da COVID-19, visto que a gripe poderá ser descartada na análise de pacientes que apresentarem sintomas respiratórios, após terem recebido a vacina.

 

Vacinação de idosos

 

A primeira fase da campanha contra a gripe atendeu idosos e profissionais da área de saúde, etapa a qual Assis obteve um alcance vacinal de 82%. Aqueles que não foram imunizados entre 23 de maio e 15 de abril ainda podem comparecer às unidades para receberem a proteção, com o objetivo de que a meta seja alcançada.

 

Terceira etapa

 

Já a etapa final será aberta no dia 9 de maio e contemplará crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, professores, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, adultos de 55 a 59 anos e portadores de deficiência, além de indígenas.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //