Jovens fazem Juramento à Bandeira e são dispensados do Serviço Militar

Sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Última Modificação: 22/11/2019 14:34:36 | Visualizada 780 vezes


Ouvir matéria

Mais 130 jovens de Assis Chateaubriand foram dispensados da prestação do Serviço Militar, após fazerem o Juramento à Bandeira, em solenidade realizada na manhã da última terça-feira (19), no Centro de Convenções (Auditório) da Prefeitura Municipal. O evento teve a participação do prefeito, João Pegoraro, presidente da Junta Militar, que aproveitou para defender o patriotismo e destacar a importância que os jovens têm para futuro do País.

 

A cerimônia foi presidida pelo 1º Tenente Miguel Arquimedes, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército, de Cascavel, e contou também com a presença do Capitão Gilberto Baronseli, comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, e de autoridades legislativas, representadas pelo presidente da Câmara Municipal, Odilo Denig, e pela vereadora Vera Lúcia. O ato foi prestigiado por pais e familiares de vários jovens.

 

Nesta etapa, as obrigações militares foram cumpridas pelos cidadãos nascidos no ano de 2001 e classes anteriores que se alistaram em 2019 ou demais exercícios em atraso. Da mesma categoria, outros 56 já haviam sido dispensados em abril deste ano, somando quase 190 jovens que passaram pelo processo de seleção, que inclui inspeção médica, avaliação psicológica e análise de suas condições sociais.

 

Dispensados por excesso de contingente, ao fazerem o Juramento à Bandeira, eles receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento essencial para todo o cidadão brasileiro, pois é obrigatório para efetivar matrículas em instituições de ensino superiores mantidas pelo governo, bem como para prestar vestibulares, concursos e assumir funções públicas.

 

“Os jovens alistados que faltaram à solenidade só poderão retirar o documento após cumprirem com suas obrigações militares, ou seja, após participarem do próximo Juramento à Bandeira – que acontecerá somente no ano que vem”, lembra o secretário da Junta Militar, Alexandre Andrade.

 

No mesmo dia, os atuais atiradores matriculados no Tiro de Guerra 05-015, braço do Exército Brasileiro no município de Assis Chateaubriand, também fizeram o Juramento à Bandeira, uma vez que na data, 19 de novembro, foi comemorado o Dia da Bandeira. A atividade foi coordenada pelo 1º Sargento Daniel Rodrigues de Castro, comandante do TG.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //