Sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Última Modificação: 22/09/2017 10:07:56 | Visualizada 696 vezes
Ouvir matéria
Da Assessoria
A memória da educação paranaense conta com uma diversidade de atores, de visões e de temporalidades. Assim podemos definir o evento promovido pela secretaria Municipal de Educação na terça-feira, 12.
Para comemorar os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação, os 25 anos de instalação do Nucleo Regional de Educação em Assis Chateaubriand, mais principalmente resgatar as memórias da educação no município chateaubriandense, ex-professores, merendeiras e personalidades relembraram cada um pela sua ótica momentos vivenciados ao longo destes anos.
Reunidos no auditório da secretaria, esses atores puderam se reencontrar e relembrar daquele tempo através de uma exposição por meio de fotografias antigas, documentos impressos, objetos, equipamentos, recursos de aprendizagem e nas histórias de pessoas que guardam em suas memórias e compartilham saberes da cultura das nossas escolas, um pouco dos caminhos que trilharam.
Participaram do evento, o vice-prefeito e secretário de Assuntos Comunitários e Habitação, João Pegoraro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e da Mulher, Franciane Micheletto, a secretária de Educação e Cultura, Fátima Aparecida Sobral, a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Marineide Azevedo Dioto, o Pastor da Igreja Luterana, Albino Nerling, a presidente da Câmara de Vereadores, Vera do Nascimento Pestana e ainda os vereadores, Francisco do Nascimento e Odilo Denig.
Segundo a secretária de Educação, Fátima Aparecida Sobral, esse resgate mostra a identidade do município. “É extremamente importante ter a possibilidade de realizar um evento desses, um município que não tem memória não tem identidade, nós amamos o convite do Estado, nosso trabalho é registrar tudo isso para dar de exemplo para as novas gerações. Ficamos felizes de mais em ver tantas pessoas ícones da educação de Assis Chateaubriand se reencontrarem”, finalizou.
Para a secretária de Assistencia Social e da Mulher, primeira dama Franciane Micheletto, são décadas de história e que não pode simplesmente se perder ao passar dos anos. “Isso nos motiva a reconhecer aqueles que ajudaram a construir a história da Educação do nosso município e consequentemente do nosso Estado. Somos gratos a eles por essa transferência de conhecimento que resultou na formação de caráter de muitos indivíduos”, disse.
O vice-prefeito e secretário de Assuntos Comunitários e Habitação, João Pegoraro, parabenizou os envolvidos por não deixar a nossa história se perder. “Foi um momento especial, revivemos bons momentos, é extraordinário resgatar a nossa história e que bom estarmos aqui para presenciar este momento tão importante para a comunidade escolar do nosso município e acima de tudo do nosso Estado”, afirmou.
Ex- Professores participantes:
Maria Helena Betiati Pasine
Olivia Mantovi Fracosso
Lidia Maria Casagrande
Pietra Karasaiaki
Marli Chrusciak
Adelma De Oliveira Rocha
Roneide Damiati Azevedo
Marlete Ferreira Sebastião
Sonia Maria De Matos Sala
Edna Ramos De Castro
Tereza Urbano Romanholi
Edeir Candida De Oliveira
Shigueo Kanazawa
Inez Weiller Gurzinski
Ramira Francisca Botelho
Margarida Coelho Roque
Maria Felipechuki Kaskelis
Maria Aparecida Pereira
Lurdes Nogueira Raicovitch
Aparecida De Paula Tosi
Albertina Francisco Pine
Hilga Franzener Kons
Enelcy Ferreira Alves
Amália Maria Thomé
Tereza Tomim
Leonora Aparecida Carmona
Fabricio Jacob Begosso
Dalva Mendonça
Ancila Garcia
Lourdes Rodrigues De Assis
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para sexta-feira dia 22 de novembro
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para quinta-feira dia 21 de novembro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.